Dicas de SEO da semana é: Backlink. Você já deve saber que um dos fatores mais importantes para ranqueamento é o apontamento.

OTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Já esta mais do que saturado explicações sobre otimização para motores de busca com conceitos básicos de SEO e não é sobre isso que pretendo escrever.

SITE

Quando iniciamos um projeto é interessante que trabalhemos exatamente as palavras chaves relacionadas ao que oferecemos.

Seja: como conteúdo, serviço ou produto o importante é utilizar as single, duo e long tail de acordo com cada palavra chave root.

Exemplo:

Palavras chave Singular:  Uma palavra ” Escada

Palavra Chave Plural:  Uma palavra “Escadas

Palavras Chaves de Termos Longos: “Escada de Madeira“, “Escadas de Madeira 6m“, “Etc”.

BACKLINK

Os backlinks são os links de apontamentos externos que qualificam seu website de acordo com a palavra chave que referencia o artigo, produto ou serviço citado no artigo.

Exemplo:

Escada de Madeira 6 metros ” Note que a palavra chave que pretendo ranquear para o site Loja do Mecânico esta dando referência ao link do produto “Escada de Madeira”.

Desta forma estou qualificando esta palavra para o site de referencia, agregando um valor significativo aos olhos dos mecanismos de busca.

Backlink é isso, passar uma qualificação através de um apontamento para uma determinada URL.

Obviamente que quanto mais pessoas passarem por este artigo melhor será para o site que estou referenciando na palavra chave.

LINK DE QUALIDADE

É extremamente importante que os links que apontam para o seu website sejam de qualidade.

E como é que medimos isto?

É bastante simples, não necessáriamente precisam ter métricas altas como P.A e D.A , o importante mesmo é que o artigo no qual o link esteja sendo citado através de uma keyword esteja bem estruturado:

Contenha uma otimização bem feita, com H1, H2, H3;

Tenha uma Leitura transparente sobre o assunto e bem estruturada;

E de preferência fale sobre assuntos do mesmo nicho do produto, que no nosso caso é uma excessão.

LINK DE QUALIDADE RUIM

Os links de má qualidade são os mais comuns na internet, são criados com má vontade e normalmente são frutus de spam.

Coisa de amador, sem profissionalismo e nexo. Então antes de utilizar qualquer ferramenta de automação para links, seja profissional.

Não crie campanhas “Porcas” faça um trabalho bem feito com layout e otimização legal ao menos no artigo matriz.

Uma vez que os demais artigos serão alterados com base em sintaxe conforme suas configurações.

FERRAMENTA

As ferramentas disponíveis no mercado para gerar backlinks automaticamente necessitam de um pouco de atenção para configura-las.

Nada é fácil na vida de um profissional, seja ele do ramo do marketing digital ou de construção civil, tudo exige esforço de discernimento.

Atualmente vejo duas ferramentas no mercado que classifico com nota 09. em uma escala de 0-10:

→ GSA Óbvio que é a melhor!

→ Money Robot Submitter Segunda melhor!

→ Em terceiro lugar “Não Tem”.

No entanto ao fazer uso destas ferramentas de automação de mão de obra, tenha certeza que esta fazendo o melhor que pode ao configurar uma campanha para rodar.

Tenha a conciência que para fiz profissionais o uso desta ferramenta pode gerar punições severas se detectado aos olhos dos Mecanismos de Busca.

Procure utilizar em projetos particulares, nunca em sites de clientes, e caso use; deixe claro os riscos que o cliente esta correndo.

Backlink de qualidade backlink

ADWORDS

Não quero entrar muito no quesito de confuguração nem funções, etc. Sobre o Adwords o que tenho a dizer é que serve como fator de ranqueamento “SIM”.

Ele influencia bastante devido a demanda constante no fluxo de visitas que seu site obtem provenientes das campanhas geradas.

Portanto faça um SEO perfeito e injete alguns trocados no adwords para alavancar com mais rapidez os projetos de seus clientes a curto prazo.

GOOGLE ANALYTICS

Enfim os resultados aparecem, através desta magnifica tool você vai poder configurar o Google Analytics para referenciar a origem de seu trafego através dos backlinks gerados em artigos de terceiros.

Vinculado ao Webmaster você pode acompanhar inclusiva as conversões de vendas provenientes de seus backlinks espalhados pelo mundo.

Em um próximo artigo estarei falando única e exclusivamente sobre as funcionalidades desta belezinha.

PAGE RANK

O PageRank é como se fosse uma nota que os mecanismos de busca dão ao seu site com o objetivo de classifica-los em uma escada de 0-100.

Esta nota obtida pelo seu website é influnciada por diversos fatores como:

→ Quantidade de Backlink

→ Qualidade dos artigos disponíveis

→ Quantidade de Comentários

→ Quantidade de Ações nas Redes Sociais

→ Otimização do Artigo

→Tempo do domínio

→E outras.

A partir do momento que seu website tem uma nota estipulada suas chances de aparecer nos primeiros resultados da serp são maiores.

É com base nesta nota que o algorítimo faz a análise de qual resultado apresentar quando uma pesquisa é feita.

Importante ressaltar que o tempo de domínio é um fator a ser considerado antes de qualquer resposta que o algoritimo vier a oferecer quando uma pesquisa é feita.

Exemplo:

Temos dois sites com a mesma pontuação em D.A e P.A qual deles aparecerá primeiro?

→ O que tiver o domínio mais antigo e.

WORDPRESS

O wordpress disponibiliza centenas de plugins capaz de fazer a lincagem interna de seu website (Linkbuilding).

Desta forma o SILO é transferido de uma publicação para outra com rapidez e eficiência.

Um plugin que eu gosto bastante de utilizar é o Internal Link Generator

PALAVRA CHAVE

Seja minucioso ao escolher as palavras chaves que vai trabalhar em seus backlinks, estruture-as em ordem de relevância.

Cria a categoria de referência com base o que você vai trabalhar para poder posicionar palavra chave que você escolheu como meta.

Crie todas as possíveis variações de long tails em formato de post em blogs externos e apontem tudo para sua categoria da seguinte maneira:

→ Você vai fazer os Backlinks apontando 2 links para o seu site a partir de cada domínio.

→ O primeiro link vai apontar para a categoria que contem o seu artigo.

→ O segundo link vai apontar para o seu artigo, produto ou serviço.

→ Por fim você vai acessar a sua categoria e apontar um link de dentro dela para o seu artigo foco.

Desta maneira você vai atingir o seu objetivo em pouco tempo com uma simples estratégia de backlink.